Relatório Missionário Peniel Nogueira

INFORMATIVO MISSIONÁRIO EM VÍDEO

O lindo do Informativo Missionário em vídeo está abaixo desta carta. Tenho enfocado nossos alvos de trabalho e não tanto o serviço que desenvolvemos em si, pois de uma forma geral continuamos no avanço gradativo, na manutenção do projeto, apoio aos evangelistas e etc. Atividades que já tenho falado com mais detalhes em outras ocasiões.

Assim, exponho a você neste Informativo Missionário em vídeo o que tem sido o peso do nosso coração nesses últimos dias. Desta forma, apresentamos e rogamos vossas orações.

RENOVAÇÃO DE NOSSA IDENTIDADE DE BOLÍVIA

Vou colocar por escrito nesta carta alguns assuntos que não coloquei no vídeo. Um deles é a renovação de nossas identidades aqui na Bolívia. No Brasil não é necessário renovar a identidade, mas aqui na Bolívia todos devem fazer a cada cinco anos. E desde janeiro de 2017 alguns exigências foram modificadas para renovação de estrangeiro trazendo prejuízo não apenas para nós, mas aos muitos brasileiros residentes em Santa Cruz de la Sierra.

Eu falo Santa Cruz de la Sierra, pois fui informado que em outros departamentos de Bolívia, como em Cochabamba, os estrangeiros não estão passando tais problemas. Ainda não tive oportunidade de viajar até a cidade de Cochabamba que esta a 500 km daqui, mas em breve estarei indo com o objetivo de lutar pela renovação da identidade boliviana.

Deixo claro que temos o visto indefinido em Bolívia. Estamos tendo problemas com a renovação da identidade. 

CHEGADA DO CONTÊINER NESTE FINAL DE ANO 

Não falei neste vídeo informativo um assunto de extrema importância para não deixar tão longo o vídeo, mas se Deus quiser estaremos recebendo mais um contêiner até o final deste ano. Os irmãos da missão Next Generation, uma missão canadense, tem nos apoiado com a entrada do material em Bolívia desde 2009 e para nós tem sido uma grande ajuda.

Nosso trabalho aqui tem sido de buscar lugar para armazenar os materiais e desde já procurar meios baratos/gratuitos para locomover aos Pontos de Apoio que temos em Bolívia.

Infelizmente não temos muito apoio de igrejas ou até mesmo do povo evangélico. Geralmente existe o pensamento que se fazemos este trabalho de apoiar evangelistas gratuitamente é porque estamos ganhando muito dinheiro dessas missões que nos enviam materiais. E muitos "crentes" aos invés de baixar preços dos fretes aumentam o preço.

Por outro lado, obtemos muito mais apoio de pessoas não evangélicas as quais baixam o preço dos fretes quando têm o conhecimento que estamos transportando material evangelístico e que será doado às igrejas. Geralmente se mostram mais interessados em ajudar que os próprios evangélicos.

A PALAVRA DE DEUS ONDE NÃO HÁ IGREJAS

Bolívia vive uma realidade nada parecida a do Brasil. Existem muitos lugares onde não há igreja, nem missionários e a cultura pagã andina agrava a situação, pois muitos não conhecem nada mesmo de Jesus, sobre o Deus criador e etc. Em síntese, podemos dizer que o povo quechua adora a Pachamama, que é a "mãe terra" e os aymaras adoram o sol. Assim, o conhecimento cristão não passa de uma ferramenta de manipulação espanhola para colonizar o povo local.

Assim, amado irmão, existe um desafio muito grande de fazer presente a Palavra de Deus nesses lugares. E o mais complicado é que muitas vezes observamos a igreja local não enxergando tamanha necessidade.

E não vamos culpar a igreja boliviana, pois o mesmo acontece conosco no Brasil onde a igreja brasileira não sabe quase nada sobre ribeirinhos, comunidades indígenas no norte brasileiro e as "sub-culturas", se assim podemos chamar, as culturas que estão inseridas dentro das culturas nos grandes centros urbanos do Brasil as quais necessitam de uma visão missionária, as chamadas Missão Urbanas, para alcançar. 

Assim, além de provê materiais evangelístico aos evangelistas também buscamos mostrar uma visão missionárias dessas regiões, suas necessidades e a grande necessidade da presença da Palavra de Deus com o simples alvo de dar oportunidade AO MENOS ao pecador de aceitar ou rejeitar o evangelho.

Por este objetivo, rogamos vossas orações, pois os desafios são muitos. 

ORAÇÃO POR NOVOS PARCEIROS

Eu não me canso em dizer que o Mantenedor da Obra é Deus; acredito que você pensa o mesmo. E a Obra Missionária é desenvolvida por parceiros que somam forças conosco no trabalho os quais são Chamados por Deus para estarem ao nosso lado no campo de missões.

E tendo em mente que parceiro em missão são obreiros enviados por Deus a estarem conosco em missões, só nos resta orar para que o SENHOR levante obreiros para sua seara.

A Palavra diz: "Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara" (Lucas 10:2) Eu creio e vivo esta Palavra. E este é um dos motivos que não estarmos editando vídeos apelativos e não andarmos de um lado para outro em busca de obreiros para esta obra. Mas oramos ao SENHOR e estendemos a você este pedido: Rogue ao SENHOR que ELE envie obreiros (parceiros) a este trabalho.

E se você ainda não é um parceiro e deseja conhecer o Programa de Participação Voluntária CLIQUE AQUI

 

AGRADECIMENTOS

Mais uma vez, muito obrigado pela participação neste projeto. De forma alguma poderíamos realizar esta obra sozinho

Que o SENHOR vos abençoe e um grande abraço

Pastor Peniel Nogueira Dourado